Big Bang? Não, Big Bounce!

Como primeira postagem sobre o Universo (o Macro), nada como falar em origens. Entretanto, resolvi escrever sobre uma hipótese recentemente proposta para o início do Universo; O Big Bounce (algo como o Grande Salto). Não se preocupe, essa hipótese é mais fácil do que parece. Então, não tenha medo e mãos à obra!

Desde que Edwin Hubble descobriu, na década de 20 do século passado, que o Universo era muito maior do que se imaginava e que ele parecia estar em expansão, logo se perguntou; Como foi o início do Universo? Se as galáxias estão se distanciando, então houve um instante no passado em que todo o Universo estava contido em um minúsculo ponto de infinita massa, certo?
Então, foi proposta a teoria do Big Bang, ou Grande Explosão, onde este minúsculo ponto inicial explodiu, espalhando matéria e energia por todo o espaço. Este ponto inicial de massa e temperatura infinitas não pode ser descrito pelas leis da relatividade geral de Einstein; isto se chama singularidade do Big Bang. Esta singularidade indicaria que a teoria de Einstein está incompleta, ou seja, precisa-se de outra teoria que explique este momento inicial do Universo. Ela também indica que não haveria nada antes do Big Bang, ou seja, o início de tudo seria mesmo este ponto inicial de massa e temperatura infinitas. Representação esquemática da “Explosão Inicial”

Porém, logo surge outra pergunta: Mas o que houve antes do Big Bang? É aí que entra o Big Bounce.
Para a hipótese do Big Bounce funcionar, é necessário introduzir um estranho conceito chamado átomo de espaço-tempo. Este conceito nos diz que o espaço não é um continuum, mas sim composto por minúsculos “átomos” chamados espaço-tempo. Estes minúsculos átomos formam uma malha invisível, nos dando a impressão de que o espaço é, na verdade, um continuum. Porém, no instante inicial do Universo, a densidade de energia nesta malha era tão grande que esses átomos espaço-tempo fizeram a gravidade se tornar uma força repulsiva, fazendo com que ocorresse a expansão que chamamos de Big Bang! E mais, os átomos de espaço-tempo fizeram com que a Grande Explosão ocorresse antes que pudesse ocorrer a tal singularidade do Big Bang (ou seja, a temperatura e massa inicial são gigantescas, mas finitas). E isso abre espaço para que haja um Universo antes do Big Bang!


Representação da malha de átomos espaço-tempo.

Uma das hipóteses do Big Bounce prediz que o Universo antes do Big Bang era o oposto do nosso, ou seja, ele seria um Universo em contração. Essa contração ocorreria até que a densidade nos átomos espaço-tempo fosse tal que promovesse uma rápida expansão, o chamado Big Bang.
De acordo com esta hipótese do Big Bounce, o Universo se contraiu, atingindo uma densidade altíssima (porém finita), sofrendo então uma explosão, com consequente expansão, até os dias de hoje.
Outro possível início seria um estado de densidade infinita, até que algo (desconhecido) iniciasse a expansão do Universo até os dias de hoje.

Bom pessoal, se você chegou até aqui, Parabéns. Tentei explicar da maneira mais simples e agradável possível (até porquê sou um leigo nessa área!) e espero que o texto tenha sido inteligível. É realmente fascinante ver como o homem pode chegar, através da Ciência, aos confins mais antigos e escondidos do Universo; a sua própria origem!

Abraços e até a próxima!

Quer saber mais?

  • Scientific American, October 2008.
  • Bojowald, Martin. Nature Physics, Vol3, Nº8, pg 523-525; August 2007.

Fonte: http://omicroemacro.blogspot.com/2009/03/big-bang-nao-big-bounce.html

Anúncios

Sobre André Möller

http://www.andremoller.com.br

Publicado em 08/14/2011, em Ciência e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: