Sonda da Nasa prova previsão feita por teoria da relatividade de Einstein

Segundo ele, objetos como a Terra distorceriam o tempo e o espaço.
Nave Gravity Probe B comprovou o efeito em órbita.

Do G1, em São Paulo

Ilustração mostra a sonda Gravity Probe B e a distorção no espaço tempo causada pela Terra (Foto: Nasa)Ilustração mostra a sonda Gravity Probe B e a
distorção no espaço tempo causada pela Terra
(Foto: Nasa)

A sonda da Nasa Gravity Probe B confirmou previsões feitas a partir da teoria geral da relatividade de Albert Einstein, informou a agência espacial americana (Nasa), nesta quarta-feira (4).

Testar as idéias do físico alemão era exatamente a missão da nave lançada em 2004. Os cientistas queriam saber se o espaço e o tempo realmente eram distorcidos perto de um corpo gravitacional – como é a Terra. Segundo as idéias de Einstein, conforme o planeta gira, ele puxa com ele tanto o tempo quanto o espaço.

Parece complicado de entender? O autor principal do estudo, Francis Everitt, da Universidade Stanford, ajuda. “Imagine que a Terra está submersa em mel. Conforme o planeta gira, o mel gira com ele e é isso que acontece com o tempo e o espaço”, explicou ele em nota.

Para fazer isso, a sonda usou em órbita quatro giroscópios, que medem a direção no espaço, apontados para uma estrela específica. Se a gravidade não afetasse o tempo e o espaço, eles ficariam sempre apontando a mesma direção. No entanto, houve movimentação, provando a teoria.

O achado foi publicado na edição desta semana da revista especializada “Physical Review Letters”.

O projeto da Gravity Probe B é um dos mais antigos da ciência espacial, começando a ser desenhado em 1959 em Stanford, apenas quatro anos após a morte de Einstein. Francis Everitt se juntou à missão em 1962, um ano antes da própria Nasa. Após o fim de seu trabalho, a nave foi aposentada em dezembro.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/sonda-da-nasa-prova-previsao-feita-por-teoria-da-relatividade-de-einstein.html

Comentário do Publicador:

Isso é fantástico, pois explica as diferenças de tempo na superfície do planeta e no espaço. Além disso, questões como densidade ficam mais explícitas, pois até mesmo a ciência confirma que no planeta existe uma densidade maior que fora dele. Cada vez mais a ciência apenas justifica conceitos espiritualistas. Paz e Luz!

Anúncios

Sobre André Möller

http://www.andremoller.com.br

Publicado em 05/05/2011, em Ciência. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: