Sistema Solar primitivo era como algodão doce

SÃO PAULO – Um material frágil e poroso, parecido com algodão doce, deu origem às sólidas rochas do nosso Sistema Solar.

A teoria não é nova, mas pela primeira vez cientistas conseguiram encontrar evidências geológicas que mostram como se formaram as primeiras rochas que deram origem a corpos sólidos como a Terra.

O trabalho, publicado na Nature Geoscience, é mais uma forte prova a favor do que experimentos em laboratório e modelos teóricos já haviam mostrado: as primeiras rochas do nosso sistema eram como grandes algodões doces (na consistência apenas, não no sabor…).

Essas rochas “algodão” se formaram há bilhões de anos no grande disco de poeira e gás que deu origem ao Sistema Solar – a Nebulosa Solar. Esse material foi compactado durante anos graças à extrema turbulência do sistema, se transformando em uma rocha mais dura. Isso abriu caminho para a formação de planetas como a Terra, de luas, asteróides…

Pesquisadores do Imperial College London, liderados pelo Dr Phil Bland, chegaram a essa conclusão após analisar o fragmento de um corpo conhecido como meteorito condrito carbonáceo. Proveniente do cinturão de asteróides entre Júpiter e Marte, ele se formou nos primórdios do Sistema Solar, quando partículas de poeira microscópicas colidiram umas nas outras, se juntando a partículas maiores chamadas “côndrulos”, com cerca de um milímetro.

O condrito carbonáceo foi analisado com uma técnica que dispara elétrons na amostra. Isso permite estudar a orientação e posição das partículas microscópicas que se juntaram ao redor dos côndrulo. O resultado da análise foi um padrão uniforme, que só poderia acontecer se a rocha tivesse sofrido grande impacto no espaço.

Esta é a primeira vez que foi possível reconstruir quantitativamente a história dos materiais mais antigos do Sistema Solar.

Fonte: Info Online

Anúncios

Sobre André Möller

http://www.andremoller.com.br

Publicado em 03/28/2011, em Ciência e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: