Não perca a verdadeira ponte

“Nem seja cínico quanto ao amor…”

O amor é uma coisa natural. Você pode duvidar de Deus, não há problema. Na verdade, é preciso duvidar de Deus, pois, se não duvidar, a investigação não pode começar.

É preciso começar a investigação como um ateu; começá-la como teísta é o jeito errado. Você já acredita, então como investigar?

Não estou dizendo para desacreditar de Deus, pois isso também seria uma crença, uma crença negativa. Comece com a dúvida — a dúvida é natural. Toda criança nasce trazendo dúvida consigo, nenhuma criança nasce já com uma crença, lembre-se disso.

Criança alguma nasce maometana, ou hindu, ou jainista, ou cristã, ou judia. Toda criança vem ao mundo com milhares de perguntas; portanto, a dúvida é um dom de Deus.

Mas “Desiderata” está certo: não duvide do amor, porque o amor também é um dom de Deus, você o traz consigo. Toda criança ama, reage ao amor.

Sorria para uma criança; no momento em que ela sente a afeição que você lhe dedica, fica logo pronta para passar algum tempo com você — com grande confiança. Toda criança sabe algo do amor.

O amor e a dúvida são dons de Deus, mas você não deve duvidar do amor, pois seria perigoso. Um dom natural começa a destruir outro dom natural. Você entra em conflito. Se começar a duvidar do amor, passará a reprimi-lo.

Se duvidar do amor, você será incapaz de amar, ficará fechado. E, no momento em que seu amor se torna encapsulado, você fica perdido, pois perde a verdadeira ponte entre você e a existência.

Osho, em “Filhos do Universo: Reflexões sobre Desiderata
Imagem por Jsome1
Anúncios

Publicado em 03/23/2011, em Espiritualidade, Osho e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: