Osho – Além do saber e da ignorância

Existem dois tipos de pessoas: alguns estão cheios de conhecimento e outros estão cheios de ignorância. Há pessoas que dizem, “Nós sabemos”. O ego deles é nutrido pelo seu conhecimento. E há pessoas que dizem, “SomoImagem por mr • p em Flickr Creative Commons - blog Palavras de Oshos ignorantes”. Eles estão preenchidos com a ignorância deles. Eles dizem, “Somos ignorantes. Nós não sabemos”.

Um está identificado com o conhecimento, o outro está identificado com a ignorância, mas ambos possuem algo, ambos acalentam alguma coisa.

Empurre ambos para o lado, conhecimento e ignorância, assim você não é nenhum – nem conhecimento, nem ignorância. Deixe ambos – o positivo e o negativo – de lado. Então quem é você?

Subitamente o quem lhe será revelado. Você se tornará cônscio do além, daquilo que transcende. Pondo de lado tanto o positivo quanto o negativo, você ficará vazio. Você não será ninguém, nem sábio nem ignorante. Ponha ambos ódio e amor de lado, ponha ambos amizade e inimizade de lado… Quando ambas as polaridades são postas de lado você fica vazio.

Mas isso é um truque da mente: ela pode deixar um de lado, mas nunca os dois juntos. Ela pode pôr um de lado – você pode pôr a ignorância de lado, assim você se apega ao conhecimento. Você pode pôr o sofrimento de lado, mas aí você se apega ao prazer. Você pode deixar de lado os inimigos, mas então você se apega aos amigos.

E existem algumas pessoas que fazem exatamente o inverso: eles deixam de lado os amigos e se apegam aos inimigos, eles deixam o amor de lado e se apegam ao ódio, eles deixam a riqueza de lado e se apegam a pobreza e colocam o conhecimento, as escrituras, de lado e se apegam a ignorância. Essas pessoas são grandes renunciadores. No que quer que você se apegue eles deixam isso de lado e se apegam no oposto – mas se apegam do mesmo jeito.

Apegar-se é o problema, porque quando você se apega não pode ficar vazio. Não se apegue – essa é a mensagem dessa técnica. Apenas não se apegue a coisa alguma positiva ou negativa porque com o não-apego você encontrará a si mesmo. Você está aí, mas devido ao apego, você fica escondido. Com o não-apego você ficará exposto, você ficará descoberto. Você explodirá.

Osho, em “The Book of Secrets”

Imagem por mr • p

Anúncios

Publicado em 02/21/2011, em Espiritualidade, Osho e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: